Venha se encantar com Arroio Trinte e sua riqueza histórica e cultural da colonização por imigrantes de origem italiana. O municipio de quase 3.6 mil habitantes encanta por sua história de superação e sua simplicidade. Sua história permitiu um desenvolvimento do turismo cultural, unindo as belezas naturais com uma história rica contada aravés de gerações, o que até hoje atrai diversos turistas para a região devido a sua cultura, gastronomia e descanso em meio a natureza.
Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindos principalmente de Treviso, Distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina. Os primeiros a chegar foram os Maroli, Massaroli, Nórdio, Baldo, Nova, Constantini, Terci, Rovaris e Magri.
Tudo era dificil, a viagem a pé até Urussanga, onde de trem rumo ao Porto de Imbituba, seguindo posteriormente de navio até o porto de São Francisco do Sul. Depois de dias de espera, outra viagem de trem com destino a Portu União e, desta cidade, mais um trecho de trem até Perdizes, atualmente Videira. Dali até Encruzilhada o transporte era a pé, em carroças ou cavalos alugados.
Os filhos, os poucos pertences, o caminho dificil e desconhecido varando pelo sertão, enfim, o destino: Encruzilhada.
O lugar praticamente inabitado tinha o nome de Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta veio depois, a origem deste nome é curiosa: "Arroio" significa rio pequeno, riacho. No incio da colonização, o alimenteo básico dos colonos era a Polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 Km, na comunidade de Bom Sucesso, o percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio este que corta o centro da cidade e deságua no Rio São Bento.