Água Doce está localizada na região meio oeste do Estado de Santa Catarina, com distancia de cerca de 500 quilômetros da capital Florianópolis, possui uma população de 7.2 mil habitantes. O município é hoje o 6º maior do estado de Santa Catarina no que se refere à extensão territorial. Com sua colonização pelas etnias italiana, alemã e portuguesa, o município tem sua economia voltada a agropecuária, com foco na criação de bovinos e aves e produção das culturas de batata, soja, milho e maçã.
Outra atividade de produção que tem levado o nome de Água Doce a ser conhecido é a vitivinicultura, que mesmo novo na localidade, é um segmento com amplo desenvolvimento, atraindo surgem vinícolas para a fabricação de vinhos finos, premiados, inclusive, internacionalmente. As vinícolas permitiram que a região se torne um centro para os apreciadores de um bom vinho, trazendo para o município o enoturismo e evidenciando ainda mais o ecoturismo, devido a suas belas paisagens em meio a natureza.
Seus 1300 metros de altitude e condições de vendo fazem com que o município fosse favorável para a implementação do maior conjunto eólico de Santa Catarina, recebendo assim o título de Capital Catarinense da Energia Eólica.