Fundada em 27 de maio de 1870, o nome da cidade teve sua origem no caudaloso Rio Tubarão, que por ela passa. Topônimo que deriva de “Tuba-nharô” que em tupi-guarani significa “Pai Feroz”, forma pela qual os indígenas nomeavam o rio, sendo uma referência tanto à navegabilidade do rio quanto as constantes enchentes.
Nos seus primórdios foi uma grande facilitadora no transporte de mercadorias de Lages para Laguna. A implantação da Ferrovia Thereza Christina, em 1884, também alavancou o progresso da cidade, inicialmente chamada de Vila Nossa Senhora da Piedade. Homenageada como "Cidade Azul” pelo escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, atribuiu o dístico à cidade: “o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul..." Tubarão tem localização privilegiada. Próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo Rio Tubarão, que em seu percurso desemboca na Lagoa Santo Antonio, em Laguna.
É a segunda cidade em população do sul de Santa Catarina, sendo importante polo comercial da região. Tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica. É a cidade sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Estâncias termais, museus, passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, bons hotéis e pousadas, polo comercial e gastronômico da região, turismo cultural, religioso e de aventura... Enfim são muitas opções para quem visita Tubarão.