Com pouco mais de 18 mil habitantes, Ibirama celebra o perfil de uma comunidade pacata, organizada e muito acolhedora. Situada junto à região catarinense do Alto Vale do Itajaí, tem a sua economia pautada por bons resultados nos setores da indústria, comércio, serviços e agropecuária. Fundada em 1897, ainda hoje seus moradores mantém as fortes características da colonização europeia. Grande parcela da população é descendente de alemães e italianos e faz questão de preservar a maioria dos costumes trazidos pelos antepassados.
As heranças culturais se manifestam principalmente através da gastronomia, do artesanato, do gosto pela música e pela dança, das atividades dos clubes de tiro e de bolão, e ainda pelos idiomas alemão e italiano, que por vezes fazem parte do cotidiano de muitas famílias.
A cidade também é notória por seu potencial turístico de atrativos naturais e culturais. Em meio a rios, cachoeiras, trilhas, construções históricas e propriedades rurais, Ibirama oferece belas paisagens e inúmeras atrações a quem a visita.