Venha conhecer e se encantar com Irani!
Os vales, riachos e cachoeiras da cidade de Irani foram cenários de importantes fatos históricos, como o primeiro combate da Guerra do Contestado, em 22 de outubro de 1912. O visitante pode aproveitar os espaços culturais para conhecer melhor a história da cidade e do conflito. O turismo rural é outra boa opção na região.
O território do município de Irani começou a ser desbravado e ocupado no início do século XIX, por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul. Na época da chegada dos primeiros colonizadores as terras pertenciam ao município de Palmas, Estado do Paraná, uma extensa área a margem direita do Rio do Peixe, pretendida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina, e também pelo país vizinho Argentina. Em conseqüência disso e de outros fatores originou-se de 1912 a 1916 a Guerra do Contestado, que por sua vez a primeira batalha aconteceu nos campos do Irani, no dia 22 de Outubro de 1912, a qual ceifou a vida de muitos sertanejos, caboclos e militares, espalhando pânico em grande parte da região, por isso, Irani ficou conhecido como o Berço do Contestado.
O topônimo Irani originou-se do rio que banha o município, nome originário da língua Tupi-Guarani, que significa 'Mel Envelhecido', que na referida língua tem o seguinte: IRA=mel e NHI=envelhecido, por tanto, o nome de Irani está relacionado à beleza da fauna e da flora.