Localizada no sertão baiano, a 460 km da capital, a cidade de Paulo Afonso fica situada à margem do São Francisco, fazendo divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O município é privilegiado pela natureza, que premiou a região com belas paisagens e muita água. Um dos grandes atrativos da cidade de Paulo Afonso tem como potencial de beleza as formações rochosas do cânion do rio São Francisco, o Velho Chico – considerado o maior cânion navegável do mundo.
A região é de clima semi-árido, com a vegetação da caatinga por quase toda a área. Os cânions compõem um cenário de belezas que invadem o sertão, com os paredões rochosos que serram as águas do velho Chico, formando um vale cuja profundidade varia entre 30 e 170 metros e encostas que parecem ser esculpidas a mão, repleta de detalhes.
Além das maravilhas naturais, o município conta com roteiros turísticos diversos, como o maior complexo de usinas hidroelétricas subterrâneas do mundo, administrado pela CHESF, parque que possui águas e lindas cachoeiras que, além de energia, geram cultura, folclore, lendas que correm por trilhas e cavernas que são importantes para a atividade turística.