É um dos lugares de maiores riquezas natural e cultural do Brasil
Você já imaginou um destino turístico que oferece praias exuberantes, natureza abundante, patrimônio histórico, projetos de referência em conservação ambiental, farta gastronomia, diversidade cultural e uma população que exala hospitalidade? Esse lugar é o Litoral de Mata de São João, que fica a apenas 55 quilômetros do Aeroporto de Salvador, pela Linha Verde, e onde estão as famosas Praia do Forte, Imbassaí, Vila Sauípe e Vila do Santo Antônio.
Em aproximados 30 quilômetros de extensão, estão concentrados uma das melhores infraestruturas hoteleira e de condomínios de luxo e do Brasil e uma vasta oferta de serviços turísticos. É lá que estão o Tivolí Ecoresort Praia do Forte, os complexos Iberostar Hotel & Resorts e Costa do Sauípe Resorts, além do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa. Isso sem falar na vasta oferta de hotéis de médio porte e de pousadas, de bares e restaurantes e de parques ambientais.
O Litoral de Mata de São João começa, ao Norte, na Praia do Forte. Mais precisamente na barra do Rio Pojuca, na fronteira com o município Camaçari. Ao Sul, vai até o Costa do Sauípe, no limite com Entre Rios. São lindas praias de águas azuis e areias amarelinhas, beiradas por vasto coqueiral, por condomínios de luxo, por resorts, pela Praça da Igreja São Francisco e pelo Centro de Visitação do Projeto Tamar, da Praia do Forte. O encontro dos rios Pojuca, Timeantube e Imbassaí com o mar, são locais especiais para contemplar e para usufruir.
Ao longo da extensão litorânea existem duas baías. A da Praia do Portinho (na praça da Igreja São Francisco) e o Porto de Baixo (onde fica o Tivoli Resort), ambas na Praia do Forte. Nessas praias ficam embarcações e pode-se nadar e praticar esportes como caiaque, Wind surf, kite surf, stand up, mergulho, entre outros. A maioria das praias de Mata de São João é de mar aberto e praias largas, excelentes para caminhada.
Na Praia do Forte, entre a Barrinha do Rio Timeantube e a Praia da Casinha, próxima ao Iberostar, tem uma extensa bancada de recifes de coral, onde estão as deliciosas piscinas naturais, que aparecem na maré baixa. O trecho é propício para pesca, mergulho de observação de peixes e caminhadas pelos arrecifes. Em alguns pontos os surfistas fazem a festa, com as boas ondas. Destaque para as badaladas praias do Lorde e do Papagente.
Entre o Ibero Star e o Costa do Sauípe, as praias são de mar aberto. Cada uma com as sua particularidade e seus encantos. Há trechos de mangue, como a da barra do Rio Imbassaí, e de dunas. Sempre com muitos coqueiros. É neste percurso que fica a linda Praia do Santo Antônio e as praias dos hotéis Iberostar, Grand Palladium e Costa do Sauípe.