Em termos culturais, o município é marcado pela diversidade de manifestações artísticas. Temos como maiores expoentes da cultura esplanadense a cantora Maria Creuza e o poeta/compositor José Carlos Capinan; e no esporte, temos uma das maiores futebolistas do mundo, Sissi, todos naturais do município.
A primeira manifestação cultural de Esplanada foi a marujada, que surgiu aqui quando este território ainda era apenas um arraial. A primeira apresentação de que se tem notícia foi realizada onde hoje é maior bairro do município e onde se iniciou a fundação da cidade: o Timbó. Isto aconteceu na noite de Reis, em 1886, para o pessoal que trabalhava no serviço da estrada de ferro. A Marujada se apresentava em praça pública, narrando o desfecho da guerra entre mouros e cristãos.
Em seguida, surgiram os ternos de Reis. Durante muitos anos, os ternos de Reis ou reisados passavam muitos dias alegrando o povoado, todas as noites. Previamente contratados por famílias, apresentavam suas danças, cânticos e alegorias nas residências, que ficavam repletas de pessoas. Algumas das principais casas em que se apresentavam era a do Coronel Josias Macedo, sr Neco Carvalho, sr Leonídio Dantas, dona Zefinha de seu Nô e também em frente ao Hotel de Juvenal Garcia. Apresentavam-se também no Mercado Municipal patrocinados pelo intendente sr Clarimundo Nascimento.