O município de Prado surgiu de uma aldeia de índios que habitavam a margem do rio Jucuruçu. A aldeia de Jucuruçu foi elevada à categoria de Vila por carta Régia de 1755 pelo vice-rei do Brasil D. Luís Pedro Peregrino de Carvalho e Ataíde, o 10.º Conde de Atouguia, que também criou o município com o nome de PRADO.
Em 1772 o município de Prado foi desmembrado com a criação do município de Alcobaça. Em 1795 foi criado a Freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado pelo Alvará Régio de Arcebispo Dom Frei Antônio Corrêa. Em 1884 Prado começou a prosperar com a imigração de pessoas de outros Municípios e com a construção das primeiras estradas. A Casa da Câmara foi construída em 1886. Em 1896 a Vila recebeu Foros de Cidadania, e uma iluminação a querosene que somente em 1949 foi substituída por uma de eletricidade.
Em 1898 foram criados os Distritos de Cumuruxatiba e Escondido (Atual cidade de ltamaraju). Por decreto estadual de 1933 foram criados os distritos de Jequitaia e Santo Antônio e anexados ao município de Prado. Em 1938 o distrito de Santo Antônio passou a denominar-se Trindade, em 1943 retificado por decreto estadual tomou a denominação de Jucururu.
Por uma lei estadual de 1953 é criado o distrito de São José do Prado, criado com área do extinto distrito de Jequitaia, extinto pela mesma lei. Pela lei estadual nº 1509 de 1961, desmembra do município de Prado os distritos de Escondido e Jucururu, para constituir o novo município com a denominação de Itamaraju (ex Escondido). Por uma lei estadual de 1989 o distrito de São José do Prado foi extinto, uma parte anexada ao distrito de Prado e outra parte usada para criação do novo município de Vereda. Hoje o município é constituído de 2 distritos: Prado e Cumuruxatiba.