O que você procura?
Não perca essa oportunidade!
Itaberaba possui uma rica tradição cultural, com diversas celebrações que promovem, a cada ano, os laços identitários e de pertencimento das pessoas à comunidade. A nossa cultura é profundamente marcada pela tradição oral e tem, nos tipos humanos típicos do sertão; principalmente na figura emblemática do vaqueiro – e tudo o que ele representa na memória popular –, a base fundamental para suas manifestações.
Por sua posição privilegiada no mapa da Bahia, na encosta da Chapada Diamantina – a apenas 140 km do Parque Nacional com o mesmo nome, Itaberaba possui atrativos naturais, típicos da região serrana. Conhecido como Portal da Chapada, é a partir de Itaberaba que começam a ser percebidas as maravilhas geológicas da região do Estado mais conhecida no mundo, após a capital Salvador e o recôncavo baiano.
A começar pela pedra que dá nome ao município, situada a 25 km da sede, onde, aliás, encontram-se detalhes de pinturas rupestres na concha de um dos três blocos de granito que, juntos, formam uma trempe ou tripé, conforme atesta o professor Epitácio Pedreira de Cerqueira, em sua obra basilar, na qual narra com riqueza de detalhes a história gloriosa de nossa gente.