Ibicoara surgiu no início do século XIX com a chegada de alguns garimpeiros à procura de ouro. O povoado de São Bento, como inicialmente era conhecido, passou a ser ponto de descanso de tropeiros e garimpeiros que viajavam para Mucugê ou Andaraí. Ali, surgiram a cultura de café (até hoje fortemente presente) e a criação de gado. O povoado passou a se chamar Igarassu e, na década de 1940, passou a distrito com o nome de Ibicoara, sendo emancipado de Mucugê em 1962.
Destacam-se os festejos herdados dos antepassados (Festa de São Bento e Reisado), a festa junina e o carnaval. Alguns pratos típicos da cidade incluem o godó ou cortado de banana, o beiju e o cuscuz. Atualmente, destacam-se as culturas de café e batata.
Com turismo ainda incipiente, Ibicoara tem tudo, no entanto, para se tornar a próxima estrela da região. A Cachoeira do Buracão, a principal atração, tem cerca de 85 metros de altura e fica a trinta km da cidade em estrada de terra (acompanhamento de guia é obrigatório). Existe várias cachoeiras, grutas e até pinturas pré-históricas na região, com as principais cachoeiras conhecidas: Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumacinha e Cachoeira do Licuri.