A 365 quilômetros de Salvador, hoje o destaque vai para Maracás, localizada no Sudoeste da Bahia. Para saudar a primavera, a cidade foi a escolhida por ser conhecida como a cidade das flores ou ainda "A Suiça Baiana" em função das baixas temperaturas. Entre as espécies de flores valem o destaque nas Palmas de Santa Rita, Orquídeas, Gerberas, além de Rosas delicadíssimas e encantadoras.
o município tem atrativos de sobra para ser mais explorado o “turismo de inverno”. “Maracás é muito rica; tem a Avenida Brasília, com mais de 100 coqueiros imperiais, uma rodovia que leva à capital federal, está crescendo e se tornando a "menina dos olhos" da região.
Quem quiser conhecer a bela cidade, onde fica a nascente do rio Jiquiriçá e tem uma das maiores minas de Vanádio do mundo, pode ver, inclusive, o mais amplo cultivo de flores da Bahia.
No mais, é providenciar agasalhos bem confortáveis, tomar quentão e caipivinho (drinks típicos), além de sentir o calor humano tão comum naquele recanto que se aproxima da Chapada Diamantina.