A Serra do Faxinal é uma estrada cênica que liga Cambará do Sul e a parte alta dos cânions no Rio Grande do Sul, a Praia Grande e a parte de baixo dos cânions catarinenses.
A estrada da Serra do Faxinal compreende as rodovias RS-427 de Cambará do Sul/RS à divisa dos estados e a SC-450 até Praia Grande/SC. São apenas 36 km, mas a estrada de chão batido é bastante pedregosa e exige paciência.
Apenas em torno de 5 km na chegada à Praia Grande são asfaltados em trechos intermitentes.
O lado gaúcho da estrada é plano e o trecho acidentado da Serra do Faxinal tem 13 km. A descida começa na divisa dos estados, e apesar da estrada ser ruim, o caminho dá acesso a atrativos turísticos importantes como o cânion Itaimbezinho e cânion Índios Coroados.
Apesar de ruim a estrada une dois importantes destinos e vale a pena encarar. Para fazer a volta por asfalto (via Tainhas, Terra de Areia, Três Cachoeiras) são 146km (110km a mais).
A estrada possui muitas curvas fechadas e belos visuais em todo seu percurso. É quase sempre acompanhado pela visão dos paredões do Cânion Malacara no lado esquerdo de que está descendo. Bem no topo da serra tem um local que dá para parar o carro e vislumbrar o vale abaixo.